Finanças pessoais: você precisa saber mais sobre isso hoje

Finanças pessoais é a soma de todo o dinheiro que uma determinada pessoa tem. Incluindo dispositivos financeiros para obter objetivos relacionados ao dinheiro.

Finanças pessoais: você precisa saber mais sobre isso hoje

É importante lembrar que as finanças não são iguais ao dinheiro , pois finanças pessoais é a aplicação de conceitos financeiros e empresariais nas decisões do capital de uma pessoa.

  • finanças ≠ dinheiro

O que é o dinheiro?

O dinheiro é uma das ferramentas usadas na economia do estado, sédulas ou moedas específicas em sua carteira ou números em uma conta bancária, usado como meio de pagamento.

Em essência, é um bilhete de dívida que tem um preço, desde que haja a confiança dos cidadãos no estado. O mesmo princípio está subjacente a todas as moedas mundiais.

Definição de finanças e dinheiro

Finanças é dinheiro em circulação , o que lhes permite criar outros tipos de recursos. Enquanto eles estiverem na sua carteira, eles são considerados dinheiro pessoal. Se eles começam a dar lucro, então não é mais apenas dinheiro, mas recursos financeiros.

Posso guardar meus ganhos em casa?

Nós fazemos a primeira conclusão importante até aqui. Você pode manter seu dinheiro pessoal em casa, na esperança de salvá-lo.

Ma nesse caso, eles inevitavelmente sofrem inflação e correm o risco de se transformarem em algo prejudicial para o seu patrimônio futuro.

Hiperinflação, desvalorização, corrupção - todos esses e outros eventos desagradáveis, levam à depreciação da moeda nacional e ocorrem com bastante frequência.

Um olhar para suas economias e rendas, como finanças, abre oportunidades não apenas para salvá-las, mas também para aumentá-las.

Controle de finanças pessoais

A administração sempre começa com a contabilidade. O fato de prestar atenção ao problema é um incentivo para melhorar a situação.

Assim que você começa a contar as despesas, elas começam a declinar automaticamente.

O controle das finanças pessoais inclui uma nova abordagem para a alocação do orçamento. Determinar a estrutura da distribuição de ganhos ajudará o método de 50-30-20.

Método 50-30-20

Este método é bom porque é muito fácil de lembrar. Sua essência é gastar 50% de todos os fundos de entrada para necessidades necessárias (alimentação, hospedagem, contas de serviços públicos, transporte, etc.), 30% para gastar em seus próprios prazeres e compras não relacionadas ao necessário (viajar, ir ao cinema , restaurantes e outros estabelecimentos) e 20% dos fundos recebidos para economizar.

  1. 50% Básico
  2. 30% Lazer
  3. 20% Economia

Este método é realmente muito bom, pois é adequado para muitas pessoas e permite que você salve uma quantia considerável por um certo tempo.

Você tem um critério pelo qual você pode adiar ou até mesmo cancelar qualquer compra opcional, em prol do bem-estar futuro.

Despesas não planejadas

Elas são as principais ameaças ao seu orçamento, e requerem atenção especial.

Circunstâncias adversas nos obrigam a despesas sérias. Ao controlar o movimento de fundos, você tem pelo menos duas maneiras de suavizar o efeito negativo de aquisições emocionais ou não planejadas.

  • Primeiro, a maioria de aquisições emocionais podem ser abandonadas em favor de um orçamento equilibrado.
  • Em segundo lugar, uma reserva pessoal ajudará a evitar um buraco de dívidas se for impossível negar as despesas não planejadas.

Você pode sim ter um plano de ação para qualquer evento que venha afetar o seu orçamento, basta ter um fundo específico para isso.

Uso eficiente de dinheiro

Vou lhe passar algumas dicas para ajudar você a usar fundos pessoais corretamente.

Todas as pessoas ricas têm estratégias similares como parte de seu plano financeiro. Não importa quanto você ganha se não tiver bons hábitos financeiros suas finanças pessoais nunca serão suficiente .

O pensamento de uma pessoa pobre levará a uma falta de dinheiro em qualquer nível de renda.

- Acompanhe suas despesas

Pegue o mês passado de teste e registre todas as suas despesas. Você ficará surpreso com quanto dinheiro você gastou em coisas pequenas que poderia viver muito bem sem.

Entender seus próprios itens de despesas irá encorajá-lo a ser mais econômico e eficiente na gestão de suas finanças pessoais.

- Elimine compras espontâneas

Os modernos sistemas de marketing visam estimular constantemente as compras.

Quanto mais rápido você tomar uma decisão, mais fácil será gastar o dinheiro. Ter um plano financeiro pessoal tornará mais fácil para você resistir a gastos emocionais.

Antes de comprar qualquer coisa, pense muito se será algo realmente necessário para você e mantenha esse gasto dentro do 50-30-20.

- Sempre salve uma parte de sua renda

É importante economizar parte de sua renda todo mês . e não conseguir os 20%, que seja pelo menos 10%, mas torne isso um hábito pessoal.

Deste dinheiro, um fundo de segurança financeira é formado e, subsequentemente, os primeiros investimentos são feitos. Todas as pessoas ricas economizam e aumentam o capital, algumas delas economizam até 80% da renda recebida.

- Economize dinheiro para um dia ruim

Mesmo que tal dia não chegue, é sempre necessário ter um fundo de segurança pessoal. Isso ajudará em caso de problemas com finanças, ou apenas o salvará de dívidas futuras.

- Sempre tenha uma estratégia

Todas as dicas descritas acima são componentes de um plano financeiro pessoal . Se você não tem um plano de riqueza, então você tem um plano de pobreza.

Se você não tiver um plano de despesas, todas as suas compras serão espontâneas. Se você não tem seu plano para dispor de seus próprios fundos e propriedades, então os bancos e o governo vão fazer isso com o seu dinheiro.

Duas estratégias básicas:

  • Plano de despesas
  • Plano de investimentos

- Use a tecnologia nas sua finanças pessoais

Atualmente, foram desenvolvidos programas e aplicativos que permitem simplificar significativamente a contabilidade das finanças pessoais.

Baixe um ou mais aplicativos para o seu celular e escolha o que mai lhe agradar. Escolha da maneira mais adequada e crie o hábito de usá-los regularmente.

A complexidade das finanças pessoais

O problema de contabilizar as finanças pessoais para muitas pessoas é a relutância em lidar com elas. Você precisa registrar seus gastos, analisá-los, elaborar um orçamento e cumpri-lo. Tudo isso parece ser uma tarefa árdua e exige um esforço considerável, mas é o básico.

Pessoas ricas podem contratar um assistente ou assessor financeiro que fará as tarefas por eles. Se você tem uma renda pequena ou média, ainda precisa assumir essas funções. Caso contrário, os bancos e o Estado cuidarão de você de tal maneira que você ficará sem um centavo no futuro e muitos dependerão de uma aposentadoria ruim.

O Jogo do dinheiro é para todos

Para fazer algo sem esforço, você precisa fazer isso com interesse. A partir do momento em que surgiu o primeiro dinheiro, o mundo inteiro joga o jogo “Quem deve quem?”.

Alguns fazem isso consciente e entusiasticamente, outros são forçados a jogar de acordo com as regras de outras pessoas e perdem constantemente.

Torne as suas finanças pessoais num jogo emocionante, invente as suas combinações (dentro da lei) e vença.

Aumente o seu conhecimento

O gasto adequado de fundos pessoais contribui para melhorar o conhecimento financeiro. Infelizmente, isso não é ensinado na escola. Portanto, cada pessoa deve resolver esta questão de forma independente e por todos os meios transmitir os conhecimentos adquiridos aos seus filhos.

Assim, no mundo moderno, será possível desenvolver pelo menos uma parte de uma geração capaz de resolver sozinho os problemas materiais.

Os bancos e o governo veem na população apenas consumidores obedientes, nunca se interessarão pela independência dos cidadãos.

Autoeducação

Esta é a primeira e mais barata forma de melhorar o seu conhecimento sobre finanças. Você já pagou pela Internet e há muitas informações úteis no domínio público.

Você só precisa investir seu tempo para alcançar o primeiro sucesso. Ao adotar algumas dicas simples, você pode liberar uma parte do seu dinheiro para investimentos adicionais em autodesenvolvimento.

Talvez você esteja sem tempo algum sobrando, o que é uma consequência direta de cair em uma armadilha financeira. Em tal situação, comece com o gerenciamento do seu tempo pessoal.

Cursos de formação

A educação tradicional, incluindo o ensino superior, é projetada para torná-lo um bom intérprete da vontade de outra pessoa. Em termos práticos, é útil apenas aprender como adquirir novos conhecimentos de forma independente. E o processo de auto-educação é necessário para continuar o resto de sua vida.

Existem seminários que são projetados a curto prazo para fornecer informação o máximo de informação útil sobre um tópico limitado. Em tal seminário, uma pessoa com experiência prática concede-lhe, de forma concentrada, informações sobre como obter o mesmo resultado, contornando os erros pioneiros.

Se você já sabe como ganhar mais do que gastar, não deixe de participar de cursos pagos para melhorar a alfabetização financeira.

Cursos sobre finanças pessoais grátis

Agora existem muitas ofertas diferentes no mercado de negócios. Seminários gratuitos também são difundidos, organizados por empresas de marketing de rede.

Com a abordagem certa, o investimento em sua própria formação vale muito. Este caminho é impossível passar sem erros, mas são eles que vão dar a experiência mais valiosa que você não pode reunir, relendo livros inteligentes pelo menos uma centena de vezes. Apenas a ação traz para o resultado.

Conclusão

Mesmo se você não tiver dinheiro excedente, você deve ter um plano para o momento em que eles aparecem. Caso contrário, todos os fundos “extras” serão invariavelmente corroídos. Coloque-o em um envelope e eles perderão seu valor todos os dias, de acordo com as leis econômicas vigentes nos tempos modernos.

Os primeiros passos de um investidor iniciante estão descritos em no artigo “Investimento em finanças pessoais”. Hoje em dia, todos devem se tornar investidores para poder economizar e aumentar os ganhos.

Investidores de nível superior usam o dinheiro de outras pessoas para criar ativos que lhes trarão renda. Isso inclui seus fundos em um depósito bancário ou em um fundo de pensão.

Para aprender a administrar o dinheiro de outras pessoas, você precisa passar por uma fase de tentativa e erro. Para fazer isso, é preciso ter suas próprias economias para experimentar.

Ao mostrar atenção e respeito pelas finanças pessoais , você tem a oportunidade de ganhar o controle sobre sua própria vida e transformá-la na direção desejada.

A frase “dinheiro atrai dinheiro” não foi inventada por acaso. Quando você é o mestre da sua vida e está sintonizado com a riqueza, você começa a ver mais e mais oportunidades de renda adicional sem esforço significativo. Outras pessoas com dinheiro também mostrarão interesse em você para aumentar a riqueza delas.

Tag(s): #Finanças
Lucas Freitas
Lucas Freitas

Sou apaixonado por informações que agregam de alguma forma positiva as nossas vidas, estou sempre em busca de novos conhecimentos e tento deixar aqui um pouco sobre o que aprendo e experimento no dia a dia.

Mais artigos de Lucas Freitas