Como fazer um orçamento familiar e planilhas para download

Orçamento familiar lhe ajuda a descobrir metas de curto e longo prazo, evitando gastos com qualquer coisa. Assim, poderá economizar para as férias tão sonhadas.

Como fazer um orçamento familiar e planilhas para download

Vários métodos práticos para o orçamento familiar, que damos aqui, podem servir como um guia aproximado para a sua tomada de decisões.

As situações de cada família são diferentes e estão constantemente mudando, mas os princípios básicos servirão como um bom ponto de partida.

Método 50-30-20

Já falei sobre esse método no artigo sobre finanças pessoais, mas como é uma ótima formula não poderia de falar sobre aqui.

Em vez de dividir as despesas familiares em 20 categorias diferentes, Você só vai dividir a estrutura do orçamento em três componentes principais:

  • 50% da renda deve cobrir grandes despesas, como moradia, impostos e mantimentos;
  • 30% - gastos opcionais: entretenimento, ir a um café, cinema, etc .;
  • 20% vão para pagar empréstimos e dívidas, além de serem guardados como reserva.

Método 80 / 20

Uma variação do método anterior:

  • 20% de toda a renda no orçamento familiar para pagar atrasos e a criação de uma “reserva” financeira;
  • 80% - para todo o resto.

Essas regras gerais podem e devem ser ajustadas, para se adequarem à sua situação real.

Método 3-6 meses

Você precisa ter em mãos ou no banco uma quantia suficiente para sua família viver de três a seis meses.

No caso de perder a sua fonte principal de ganho, acidente ou doença, a o método impedirá que você tome decisões desesperadas, dará a você a oportunidade de olhar para a situação com calma e encontrar maneiras para contornar o problema.

Como organizar o orçamento familiar?

Organizar a estrutura de despesas e receitas não é tarefa difícil e tediosa, como você poderia imaginar. Existem programas e aplicativos gratuitos para ajudá-lo a planejar e aderir a ele.

Caderno e caneta: Tudo que for notar pode passar antes por um rascunho. Colocar tudo no papel antes, pode ajudar muito a enxergar a sua real situação financeira familiar.

Excel : Você pode baixar uma planilha de orçamento familiar para Excel gratuitamente e adequá-la às suas próprias necessidades.

Aplicativos: São uma boa opção para colocar todos os pagamentos imediatamente na memória do programa, basta selecionar o app que mais lhe convier.

Existem vários como CoinKeeper, Monefy, Money Lover, GuiaBolso, Organizze e muitos outros. Depois farei um artigo mostrando os melhores e explicando cada um.

Agora vou lhe passar um guia com 4 passos simples de como criar um orçamento familiar para o mês ou ano com base em modelos de planilhas do Excel que você pode ajustar com apenas alguns cliques, após fazer o download do documento.

Passo 1: definir metas

Não confunda mesquinhez com planejamento de custos. Estabeleça metas e aprenda a economizar em coisas sem importância.

  1. Objetivo de curto prazo pode ser um novo dispositivo eletrônico ou pagamento de dívidas menores.
  2. A médio prazo - comprar um carro, uma viagem tão esperada para lugares interessantes.
  3. Metas de longo prazo normalmente incluem planos de aposentadoria, financiamento da casa e faculdade dos filhos.

Metas orçamento familiar - planilha

Seja realista nos planos e calcule suas capacidades financeiras. Baixe a planilha para metas familiares e use-a como um guia.

Passo 2: Determinar as receitas e despesas do orçamento familiar

É hora de olhar para a estrutura do orçamento familiar. Comece por selecionar uma lista de todas as fontes de rendimento: salários, pensões, aluguéis, trabalhos por fora e outras opções Que fazem parte do dinheiro da família.

Divida os gastos em pagamentos fixos e variáveis. Preencha os campos de custos variáveis ​​e fixos na planilha mais completa que você vai baixar abaixo para gerenciar o orçamento familiar com base em sua própria experiência.

A distribuição do orçamento deve levar em conta o tamanho da família, as condições de moradia e os desejos de todos os membros.

Quanto mais detalhado for seus ganhos e gastos, melhor ficará o seu orçamento familiar. Dependendo do seu desejo, você pode adicionar, especificar uma lista ou reduzi-la, ampliando e combinando itens de despesas, basta fazer as alterações necessárias.

Passo 3: acompanhar os gastos durante o mês

Você precisa descobrir como e em que proporção o dinheiro é gasto. Vai demorar um a dois meses. Na planilha do Excel, que você pode baixar gratuitamente, comece a anotar as despesas gradualmente ajustando as categorias para si mesmo e verá que em pouco tempo, terá o controle total das finanças da sua família.

Abaixo eu vou deixar outra planilha focada mais em detalhar os gastos mensais, desta forma você terá um controle maior de tudo que entra e sai do orçamento familiar.

O objetivo deste passo é obter uma imagem clara da sua situação financeira, visualizar seus custos e, na próximo passo, ajustar o orçamento.

Passo 4: Separe as necessidades dos desejos

Quando as pessoas começam a registrar as despesas, descobrem que muito dinheiro “voa” para coisas completamente desnecessárias. Impulso e despesas não planejadas atingem seriamente o orçamento.

Após completar a planilha com seus ganhos e gastos você terá uma visão mais ampla. Desta forma poderá cortar os gastos desnecessários, para ter uma vida financeira familiar mais tranquila.

Planejar orçamento familiar com renda irregular

Nem todo mundo tem um emprego regular com pagamento todos os meses numa data certa. Isso não significa que você não pode criar um orçamento familiar; mas significa que você precisa planejar com mais detalhes.

Calcule a renda média da família e anote todo dinheiro que entra durante o dia. Dessa forma, você terá um valor fixo no final do dia.

Orçamento familiar irregular

Isso também funciona, caso você faça muitas despesas durante o dia. Deixe tudo anotado para depois acrescentar na planilha somente o total.

Nada complicado. Mesmo que você nunca tenha tentado mexer numa tabela do Excel, verá que é muito simples quando já se tem tudo no local.

Não negue os prazeres

Observe que o modelo de planilha do Excel para download possui a coluna “Lazer”. Não risque este item! Um orçamento muito rigoroso levará à frustração, estresse e perturbações.

Já fez dieta? Uma dieta rígida não funciona por muito tempo, o fracasso é inevitável e isso acontece quando você corta o lazer de uma família.

Conclusão

Bem, você com o orçamento familiar pagará suas dívidas, saberá como planejar o capital por um mês e anos à frente e reservará dinheiro para necessidades inesperadas e pequenos sonhos.

E isso foi só o primeiro passo para uma vida financeiramente boa. Após colocar tudo em ordens, é hora de se concentrar em criar riqueza!

Tag(s): #Planilhas #orçamento
Lucas Freitas
Lucas Freitas

Sou apaixonado por informações que agregam de alguma forma positiva as nossas vidas, estou sempre em busca de novos conhecimentos e tento deixar aqui um pouco sobre o que aprendo e experimento no dia a dia.

Mais artigos de Lucas Freitas