Planejamento financeiro pessoal: projete seu futuro

O planejamento financeiro pessoal é projetado para lhe fornecer um roteiro, o que ajudará a entender a sua situação financeira atual.

Planejamento financeiro pessoal: projete seu futuro

O planejamento financeiro pessoal é parte integrante da vida de qualquer pessoa. Sem planejamento financeiro na vida econômica de hoje, é impossível gerenciar adequadamente os fundos, criar capital, resolver problemas financeiros, etc.

O planejamento financeiro pessoal permite que uma pessoa use suas oportunidades de maneira mais eficaz: economize dinheiro para as compras necessárias, calcule suas oportunidades reais de crédito e garanta a estabilidade financeira no futuro.

As medidas tomadas para implementar o plano financeiro são consistentes com essas metas. Tome, por exemplo, um casal aposentado. Se sua principal ou única fonte de renda é o investimento que criaram, então esses investimentos precisam ser estruturados mais para gerar renda corrente e, menos ainda, para o aumento de capital a longo prazo.

Por outro lado, se assumirmos que esse casal vive em conforto financeiro e tem ativos suficientes para garantir suas próprias necessidades financeiras para a vida, então eles podem colocar uma parte mais tangível de seus investimentos para o crescimento a longo prazo, com o objetivo de aumentar a herança para seus filhos.

Soluções para um bom planejamento financeiro pessoal

O planejamento financeiro pessoal resolve várias tarefas muito importantes. E resta apenas ficar surpreso que muitos brasileiros não planejam seu futuro financeiro.

- Defina suas metas

Se você pretende fazer um plano, primeiro precisa entender quais objetivos pretende alcançar no futuro. Este é um artigo sobre planejamento financeiro, portanto, você precisa definir suas metas financeiras de longo prazo.

Quais são?

  • para os próximos meses;
  • para o próximo ano;
  • para os próximos 3-5 anos;
  • nos próximos 10 a 20 anos ou mais.

E se você fizer isso, a clareza aparecerá. Um objetivo aparece, a direção fica clara e o desejo de alcançar o objetivo vai aumentar a cada dia. Resta planejar sua realização e avançar passo a passo.

A maioria das pessoas não tem uma compreensão dos objetivos financeiros que deseja alcançar. Muitas vezes, elas gastam todos os seus ganhos, por não planejar antes do mês atual.

- Encontre um equilíbrio entre o presente e o futuro

Atingir uma meta financeira importante requer economia. As economias são criadas pela poupança e, em seguida, o investimento de uma parte da renda atual. E aqui dois extremos são possíveis.

A primeira é que uma pessoa pretende viver apenas por hoje, aproveitando “aqui e agora”, não salvando nada para o futuro. A vida é curta, aproveite hoje! Essa pessoa não resolve suas tarefas financeiras de longo prazo e, no futuro, graves problemas financeiros inevitavelmente esperam por ela.

O segundo extremo é quando uma pessoa vive com muito controle hoje, negando-se hoje literalmente a tudo por causa de um belo “amanhã”. Talvez ele acumule um baú de ouro - sobre o qual ele murchará na velhice. Mas ele perderá a alegria e a beleza da vida e, de fato, a própria vida. Nenhuma riqueza vale esse preço.

Equilíbrio financeiro

Como encontrar um equilíbrio entre hoje e o “futuro garantido”? A resposta é simples - pelo planejamento financeiro pessoal.

Cálculos matemáticos exatos com determinados objetivos e cronogramas para sua realização mostrarão quanto dinheiro você precisa economizar a cada mês para atingir metas importantes no futuro.

- Garantir sua estabilidade financeira

Eu não tenho medo de dizer que a maioria absoluta das famílias no Brasil, independentemente do tamanho de sua renda, está em uma situação financeira muito vulnerável.

Porque eles não sabem sobre os principais elementos da estabilidade financeira, e nunca analisaram sua situação financeira a partir deste ponto de vista. Além disso, para a maioria das famílias no Brasil, os ativos não são distribuídos eficientemente. Enquanto isso, o ponto de partida para o planejamento financeiro pessoal é a análise da situação financeira atual e dos ativos da família.

A maioria dos problemas que são revelados nesse estágio podem ser agrupados em três categorias:

  • Instabilidade financeira

Primeiro - você precisa ter uma reserva de liquidez em dinheiro. Esta é uma reserva de emergência de dinheiro no caso de a família perder sua renda por um tempo, ou é subitamente necessário pagar despesas imprevistas. Uma queda acentuada nos lucros das empresas, uma demissão repentina ou uma doença prolongada são exemplos de tais eventos.

Em segundo lugar, a família precisa do seguro de vida do sobrevivente em caso de sua morte. Nessa situação crítica, esse pagamento substituirá a renda perdida do ganha-pão e permitirá que a família sobreviva nessa situação de emergência, atingindo seus objetivos mais importantes.

Finalmente, a família precisa de um programa de poupança regular e um plano de investimento eficaz. Em seguida, a família poderá criar o capital que ajudará a atingir suas metas financeiras pretendidas.

  • Baixa liquidez

Mesmo que a família tenha ativos sérios, é comum que esses ativos sejam ilíquidos. Eles não podem ser rapidamente convertidos em dinheiro para que a família possa resolver o problema que surge de repente.

Por exemplo, todos os fundos são investidos em um negócio ou em uma propriedade alugada. Então, a família não poderá pagar rapidamente por despesas urgentes, se for subitamente necessária. Isso causará grandes perdas para a família.

Da mesma forma, na ausência de liquidez, a família não poderá usar oportunidades, por vezes, muito vantajosas que aparecem de repente no mercado. Não haverá dinheiro para comprar uma empresa lucrativa ou um imóvel a um preço atraente, se de repente essa oportunidade se apresentar.

Ambos os cenários afetam negativamente o futuro financeiro da família. E, portanto, é necessário manter a liquidez no nível adequado.

  • Alocação incorreta de ativos

Por muitos anos no Brasil vivemos em condições de instabilidade e inflação alta. E assim as economias de muitas famílias são representadas por dinheiro em contas bancárias e imóveis. Não há mais investimento das famílias.

Para a maioria das famílias brasileiras, investimento é algo que nem passa pela cabeça. As que fazem isso, os ativos são distribuídos irracionalmente.

Na maioria das vezes, 100% dos fundos investidos são colocados de forma conservadora, o que significa que as famílias não recebem grande parte de sua renda. Além disso, todos os ativos estão localizados em um país, no Brasil.

É necessário transformar parte dos investimentos em ativos mais rentáveis, colocando-os em mercados estrangeiros.

Principais benefícios do planejamento financeiro pessoal

Em certo sentido, a elaboração de um plano de finanças pessoais é semelhante ao trabalho de um engenheiro. Isto é como construir uma casa. Também tem seus próprios estágios, prioridades, limites de custo, requisitos técnicos. Sempre começa com uma base.

- Você precisa de um plano para atingir o objetivo

Por exemplo, você define o objetivo de ter um bom capital aos 50 anos, o que proporcionará uma renda de 10.000 reais todos os meses com uma taxa de retorno livre de risco. O que você precisa fazer para resolver o problema?

Como parte do planejamento financeiro pessoal, o capital que você precisa aos 50 anos será calculado. Além disso, levando em conta sua atitude em relação ao risco, a estrutura da carteira de investimentos será formada e essa estrutura determinará a taxa de retorno realista que sua carteira de investimento fornecerá durante o período de acumulação.

A taxa de retorno e o prazo da poupança determinarão o valor que você precisa investir mensalmente para criar o capital necessário. Depois disso, um plano de investimento será aberto, calcule o valor que você precisa investir mensalmente e distribua esse valor nas proporções exigidas entre os ativos selecionados na carteira.

- Tem a certeza que os objetivos são alcançáveis?

A vantagem mais importante do planejamento financeiro é a sua confiança de que suas metas financeiras serão alcançadas e atingidas no momento certo no futuro. Isto é provado diretamente pelos cálculos feitos no processo de planejamento financeiro pessoal.

Assim, você encontra por si mesmo o mesmo equilíbrio entre “agora” e “depois”. Dia após dia você deve viver com liberdade, e silenciosamente gastar todo o dinheiro que sobra depois investimento mensal. Sabendo que seus problemas financeiros mais importantes a longo prazo são resolvidos automaticamente.

Assim, transformar tarefas financeiras grandes, complexas e de longo prazo em uma cadeia de ações elementares que são feitas facilmente no tempo no piloto automático após um tempo é a vantagem mais importante que o planejamento financeiro pessoal oferece.

- O caminho para o objetivo é claramente visível

O planejamento financeiro pessoal pode ser comparado também com um navegador GPS. Você define o objetivo e escolhe a melhor rota para você.

Então você só precisa seguir o caminho, admirando as vistas que passam pela janela - o GPS irá levá-lo e às vezes lhe passar uma informação: “vire à direita depois de trezentos metros”.

Conduzir suas finanças

Criando um plano financeiro pessoal

Gostaria de dizer que o ditado “Tempo é dinheiro” é perfeito para a elaboração de um plano financeiro pessoal. Quanto mais cedo você criar um plano financeiro pessoal e começar a implementá-lo, mais cedo poderá melhorar sua condição financeira e, possivelmente, obter independência financeira. Cada dia de atraso é uma perda significativa do seu dinheiro futuro!

  1. estabelecer metas que sejam realistas e alcançáveis ​​com recursos existentes e planejados;
  2. se você tem dívidas - planeje alocar pelo menos 20% das receitas orçamentárias pessoais para pagar, tente pagar os empréstimos antes do prazo;
  3. planejar alocar pelo menos 10% das receitas orçamentárias pessoais para a criação de reservas, poupanças e capital;
  4. diversificar seus investimentos, tanto quanto possível, não investir todos os fundos em um instrumento financeiro;
  5. ao planejar, ajustar a inflação e possíveis riscos financeiros;
  6. Quanto mais cedo você definir metas financeiras e elaborar um plano financeiro pessoal, mais cedo poderá alcançá-las.

Agora você sabe como fazer um plano financeiro pessoal. Como você pode ver, não há nada complicado nisso, e não é de todo necessário pagar a alguém muito dinheiro para fazer um plano financeiro pessoal para você.

Tag(s): #Finanças
Lucas Freitas
Lucas Freitas

Sou apaixonado por informações que agregam de alguma forma positiva as nossas vidas, estou sempre em busca de novos conhecimentos e tento deixar aqui um pouco sobre o que aprendo e experimento no dia a dia.

Mais artigos de Lucas Freitas